Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Laboratório de Linguagens e Técnicas Adaptativas
Seções
Você está aqui: Página Inicial Roteiro de estudos Tecnologia adaptativa: pesquisa e campos de aplicação

Tecnologia adaptativa: pesquisa e campos de aplicação

Naturalmente, a tecnologia adaptativa não é a única solução para os problemas complexos. Em particular, muitos métodos de inteligência artificial, heurísticas, algoritmos genéticos e redes neurais são todos eles apropriados e competitivos, e cada um é apropriado e mais indicado para alguma correspondente classe de problemas a serem resolvidos.

A maior vantagem dos dispositivos adaptativos é a sua facilidade de uso, sua relativa simplicidade e o fato de ser muito rara a necessidade de existir uma descrição completamente especificada do comportamento do dispositivo para que ele possa ser utilizado. Em lugar disso, sua operação pode ser descrita de forma incremental, e seu comportamento, programado para se alterar dinamicamente em resposta aos estímulos de entrada recebidos. Adicionalmente, como o conjunto de regras que definem o seu comportamento também se altera ao longo da sua operação, pode-se dizer que o próprio dispositivo adaptativo implementa de alguma forma a representação do conhecimento adquirido através de sua seqüência recebida de estímulos de entrada.

Dispositivos adaptativos podem ser empregados em uma grande variedade de situações, principalmente em segmentos complexos da solução de um problema, no qual sejam realizadas tomadas não-triviais de decisão.

Um formalismo particularmente atraente, muito indicado para ser empregado na tomada de decisões, é a árvore de decisões adaptativa. Para a descrição de seqüências complexas com regras de formação dinamicamente variantes, uma boa escolha é o autômato adaptativo, devido a suas características particularmente flexíveis. Para a representação de conjuntos complexos de regras, o emprego de tabelas de decisão tem se mostrado bastante conveniente.

Entre as principais campos de aplicação dos dispositivos adaptativos, os seguintes constituem uma amostra representativa da pesquisa conduzida no LTA - Laboratório de Linguagens e Tecnologias Adaptativas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (muitos detalhes, softwares e publicações do trabalho desenvolvido pelo nosso grupo podem ser encontrados em http://lta.poli.usp.br):

  1. Linguagens de Programação - modelos computacionais, técnicas, ferramentas, paradigmas, compiladores, ambientes de programação.
  2. Processamento de Linguagens Naturais - modelo de representação, técnicas de parsing.
  3. Computação Natural - inferência, solução automática de problemas, reconhecimento automático de padrões, string matching, tomada de decisão, aprendizagem de máquina, diagnósticos automáticos.
  4. Inteligência Artificial - sistemas especialistas, sistemas educacionais e instrucionais, engenharia de software, geração automática de programas a partir de especificações, modelagem, jogos, robótica, arte por computador.

A Figura 1 mostra a relação existente entre alguns dos assuntos mais significativos da pesquisa desenvolvida no LTA na área de Tecnologia Adaptativa.

roteiro.gif

Figura 1: tecnologia adaptativa.

Em seguida, apresenta-se um primeiro roteiro de estudo de tecnologia adaptativa, baseado nas publicações disponíveis na página do Laboratório.

Esse roteiro está longe de ser definitivo, e contém apenas uma indicação classificada do material que foi publicado a respeito da tecnologia adaptativa desenvolvida em nosso laboratório.

São bem-vindas quaisquer contribuições que venham a torná-lo mais eficaz para a iniciação e aprofundamento dos interessados nessa interessantíssima área de pesquisa.

Laboratório de Linguagens e Técnicas Adaptativas
Escola Politécnica - Universidade de São Paulo - Brasil
© 2015 LTA-EPUSP