Você está aqui: Página Inicial Roteiro de estudos Um roteiro de iniciação ao estudo e à pesquisa da tecnologia adaptativa Formalismos Adaptativos em Sistemas Reativos

Formalismos Adaptativos em Sistemas Reativos

Logo após o surgimento dos autômatos adaptativos, iniciou-se uma busca de outros formalismos auto-modificáveis, bem como de diferentes aplicações para a tecnologia então nascente. Uma das primeiras áreas exploradas nesse sentido foi a dos sistemas de tempo real, sistemas reativos, e dos formalismos usualmente empregados para sua descrição e modelagem. Assim, começou-se a pesquisar versões adaptativas de formalismos consagrados tais como os Statecharts e as redes de Petri. Mais recentemente, tem-se explorado a inserção de mecanismos adaptativos em formalismos mais modernos, como Amber e ISDL. Os artigos abaixo dão uma idéia dos estudos realizados nesta área.

G1. Neste artigo é descrito o modelo de especificação ISDL adaptativo, e é mostrado um exemplo de sua utilização para a descrição de sistemas distribuídos.

Camolesi, Almir e Neto, João José. An adaptive model for specification of distributed systems. IX Congreso Argentino de Ciencias de la Computación, La Plata, Argentina, 6-10 de Outubro, 2003.

G2. Este artigo mostra uma aplicação simples de statecharts adaptativos para a modelagem de sistemas. Os detalhes sobre statecharts adaptativos podem ser obtidos em G6.

Neto, J. J., Almeida Jr. J. R. Using Adaptive Models for Systems Descripton. International Conference on Applied Modelling and Simulation, Cairns, Australia, 1999

G3. O artigo seguinte mostra o uso de statecharts adaptativos para a modelagem de sistemas reativos. Maiores detalhes sobre statecharts adaptativos podem ser obtidos em G6.

Neto, J. J., Almeida Jr. J. R. Modeling Adaptive reactive systems. International Conference on Applied Modelling and Simulation, Cairns, Australia, 1999

G4. Neste artigo apresentam-se os statecharts adaptativos sincronizados, extensões dos statecharts adaptativos que incluem sincronização explícita através de redes de Petri. Recomenda-se, para a obtenção de maiores detalhes sobre os statecharts adaptativos sincronizados, a leitura prévia de G5. Informações completas sobre statecharts adaptativos, de cuja extensão surgiram os statecharts adaptativos sincronizados, podem ser obtidas em G6.

Neto, J. J., Almeida Jr. J. R. and Novaes dos Santos, J. M. Synchronized Adaptive Statecharts for Reactive Systems. Proc. of the IASTED International Conference on Applied Modelling and Simulation, Honolulu, Hawaii, p.246-251, 1998

G5. A dissertação de mestrado abaixo introduz os statecharts adaptativos sincronizados, em seu formalismo básico, como extensão dos statecharts adaptativos apresentados em G6, e apresenta uma ferramenta (STAD-S) computacional através da qual é possível especificar sistemas através de statecharts adaptativos sincronizados, bem como simulá-los através de um ambiente gráfico.

Santos, José Maria Novaes dos. Um formalismo adaptativo com mecanismo de sincronização para aplicações concorrentes. Dissertação de Mestrado, Escola Politécnica da USP, São Paulo, 1997

G6. A tese de doutorado seguinte apresenta a primeira descrição extensa de um novo formalismo adaptativo após a introdução dos autômatos adaptativos em C4. Trata-se dos statecharts adaptativos, extensões adaptativas dos statecharts clássicos de Harel. Nesta tese também é apresentado uma ferramenta, denominada STAD, através da qual é possível especificar sistemas assíncronos através de uma interface homem-máquina gráfica. A ferramenta simula e anima graficamente a operação do sistema simulado.

Almeida Junior, J. R. Stad: uma ferramenta para representação e simulação de sistemas através de statecharts adaptativos. Tese de Doutorado, Escola Politécnica da USP, São Paulo, 1995

G7. O material descrito no artigo seguinte refere-se ao uso de um formalismo adaptativo, voltado para a descrição de sistemas assíncronos reativos, aplicado, a título ilustrativo, à formalização de um ambiente de gerenciamento de ensino à distância.

Camolesi, Almir Rogério e Neto, João José. Modelagem AMBER-Adp de um Ambiente para Gerenciamento de Ensino a Distância. XIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBIE 2002. São Leopoldo, RS, Novembro 12-14, 2002, pp. 401-409