Você está aqui: Página Inicial Roteiro de estudos Um roteiro de iniciação ao estudo e à pesquisa da tecnologia adaptativa Redes de Markov Adaptativas e Suas Aplicações

Redes de Markov Adaptativas e Suas Aplicações

Um novo formalismo adaptativo surgiu da necessidade de utilização de fenômenos estocásticos para a composição automática de música por computador usando métodos adaptativos. Trata-se das redes de Markov adaptativas, desenvolvidas em H2. É notável a qualidade obtida nas composições. É possível constatá-la ouvindo o resultado da composição automática produzida pelo programa Lassus, disponível na página do LTA.

H1. O artigo seguinte ilustra a utilização prática da teoria e da ferramenta Lassus, apresentadas em H2. O programa resultante, denominado Lassus, é espantosamente pequeno e poderoso, incorporando regras complexas de composição musical e gerando aleatoriamente músicas de boa qualidade. Recomenda-se instalar o programa Lassus e experimentar os surpreendentes resultados. Lassus está disponível na página do LTA.

Neto, J. J. e Basseto, B. A. A Stochastic Musical Composer Based on Adaptative Algorithms. Proceedings of the 6th Brazilian Symposium on Computer Music - SBC&M99, Rio de Janeiro, 1999.

H2. Na dissertação seguinte, o autor discorre sobre o projeto e a implementação de um sistema apoiado em redes de Markov adaptativas, para a composição musical automática. Recomenda-se ler também H1 e ouvir os resultados executando o programa Lassus, disponível na página do LTA.

Basseto, B. A. Um sistema de composição musical automatizada, baseado em gramáticas sensíveis ao contexto, implementado com formalismos adaptativos. Dissertação de Mestrado, Escola Politécnica da USP, São Paulo, 2000