Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Laboratório de Linguagens e Técnicas Adaptativas
Seções

Trabalhos Relacionados

Diversos outros trabalhos foram desenvolvidos no LTA, os quais, embora não guardem uma relação direta com a tecnologia adaptativa, serviram como primeiro impulso para sua concepção e realização. Citados anteriormente, e não repetidos aqui, destacam-se nesta categoria os textos da seção B, sobre autômatos de pilha estruturados. Relacionados com a concepção do paradigma adaptativo e da criação de linguagens aderentes a tal paradigma podem ser citados os trabalhos abaixo.

O1. Neste artigo descreve-se a concepção de uma ferramenta de gerenciamento de diversos processadores de linguagens de programação, constituindo um ambiente multi-linguagem.

Freitas, A. V. de e Neto, J. J. Uma Ferramenta para Construção de Aplicações Multilinguagens de Programação. CACIC'2001 - Congreso Argentino de Ciencias de la Computación, El Calafate, Argentina, 15-20 Outubro, 2001.

O2. No artigo seguinte, mostra-se o uso de um autômato adaptativo relativamente simples, aplicado durante a construção do ambiente descrito em O1.

Neto, J. J. e Freitas, A. V. de Using Adaptive Automata in a Multi-Paradigm Programming Environment. ASM2001 - IASTED International Conference on Applied Simulation and Modelling, Marbella, Espanha, 4-7 Setembro, 2001.

O3. Este é um material adicional descrevendo o ambiente multi-lingugens citado em O1.

Freitas, A. V. e Neto, J. J. Aspectos do Projeto e Implementação de Ambientes Multiparadigmas de Programação ICIE Y2K - International Congress on Informatics Engineering, Buenos Aires, 2000.

O4. O artigo seguinte explora aspectos de realização do ambiente citado em O1.

Freitas, A. V. e Neto, J. J. Aspectos da Implementação de um Ambiente Multilinguagem de Programação CACIC2000 - VI Congreso Argentino de Ciencias de la Computación. Ushuaia, Argentina, 2000.

O5. Este boletim técnico resume os aspectos do projeto e implementação do ambiente citado em O1, e detalhadamente estudado na dissertação O6, recomendando-se como leitura prévia dessa dissertação.

Freitas, A. V. e Neto, J. J. Ambiente Multilinguagem de Programação - Aspectos do Projeto e Implementação Boletim Técnico PBT/PCS/0109, ISSN 1413, 215X, Escola Politécnica, São Paulo, 2000

O6. A dissertação seguinte consolida os textos O1 a O5, complementando o material neles contido com diversos aspectos não considerados nos artigos, e apresentando o produto dessa compilação estendida na forma de uma dissertação de mestrado.

Freitas, Aparecido Valdemir de. Aspectos do projeto e implementação de ambientes multilinguagens de programação. Dissertação de Mestrado, Escola Politécnica da USP, São Paulo, 2000.

Laboratório de Linguagens e Técnicas Adaptativas
Escola Politécnica - Universidade de São Paulo - Brasil
© 2015 LTA-EPUSP