Você está aqui: Página Inicial Roteiro de estudos Um roteiro de iniciação ao estudo e à pesquisa da tecnologia adaptativa Árvores de Decisão Adaptativas e Suas Aplicações

Árvores de Decisão Adaptativas e Suas Aplicações

A modelagem de sistemas inteligentes de tomada de decisão pode ser confortavelmente efetuada com o auxílio de árvores de decisão que sejam capazes de permanecer em situação de treinamento mesmo quando em plena operação. Isso dispensa o uso de duas fases de operação para as árvores de decisão, de modo que, ao ser enfrentada uma situação não prevista, a própria árvore de decisão promove uma auto-modificação estrutural, incorporando novas informações que não estavam ainda disponíveis, sem interromper o funcionamento do dispositivo. Árvores de decisão adaptativas mostram-se particularmente adequadas para tarefas de aquisição e representação de conhecimento.

J1. O artigo seguinte (citado também em M2) apresenta a proposta do formalismo adaptativo das árvores de decisão, com destaque ao mecanismo de inferência por elas implementado.

Pistori, Hemerson e Neto, João José. AdapTree - Proposta de um Algoritmo para Indução de Árvores de Decisão Baseado em Técnicas Adaptativas. Anais Conferência Latino Americana de Informática - CLEI 2002. Montevideo, Uruguai, Novembro, 2002.

J2. Esta tese de doutorado apresenta um panorama da tecnologia adaptativa, com destaque para os aspectos mais específicos de sua utilização em engenharia de computação. Entre os muitos casos estudados neste material, destaca-se a árvore de decisões adaptativa, que é formalizada e aplicada ao reconhecimento de padrões visuais.

Pistori, Hemerson. Tecnologia Adaptativa em Engenharia de Computação: Estado da Arte e Aplicações. Tese de Doutorado, Escola Politécnica da USP, São Paulo, 2003.